07/03/2013

Truques para seu blog

Tumblr_mja48zxb271rnlytfo1_500_large

Sempre queremos deixar nosso blog perfeitinho para nossos leitores, para novos visitantes e principalmente, para nós mesmos. Uma coisa que, volta e meia, eu vejo em grupos de blogueiros no facebook são pessoas pedindo para que outras avaliem seu blog por completo, tanto o design como as postagens. Hoje vim dar umas dicas para vocês quanto ao seu design, e se vocês quiserem que eu avalie seus respectivos blogs, vá  no meu twitter que eu responderei. Mas sem mais blá blá blá, vamos às dicas?

Fontes

Mesmo que vocês não percebam, mas as fontes usadas são muito importantes e dão um up ao blog. Quer saber porque? São por elas que construímos nossos posts. Então, nada poderia ser mais justo que elas também serem importantes. Use fontes de um tamanho adequado com mais ou menos 12, 13 ou 14 px. Nada muito grande e nem muito pequeno. Eu  gosto bastante de fontes para o texto pretas, porque cinza eu tenho que forçar a visão para enxergar. Tente colocar as fontes padrões como o Arial, Georgia.

Cores principais

A harmonia de cores do seu blog é muito essencial e importante. Eu conheço um site de paleta de cores que eu usei para compor as cores do blog. O site é esse e além de paletas, ele disponibiliza patterns para a gente. Que tal dar uma conferida? Enfim, em relação às cores, creio que sempre deve ser usada uma cor, como o bege ou cinza. Isso serve para dar neutralidade ao design do blog. Evite ao máximo usar o amarelo. Para mim é uma cor muito difícil de combinar e eu não gosto dessa core em um blog. Haa evite também usar muito a cor preta, mesmo que o tema do layout seja rock.

Imagens de posts

Qualquer post fica bem melhor com uma imagem, não acham? Já vi várias blogueiras que não costumam usar imagens em posts e sinceramente, nem dá vontade de ler. Um item muito importante é deixar as imagens todas do mesmo tamanho, certinhas. Por isso, é sempre que vocês reedite-las antes de fazer qualquer posts. Para quem sempre acompanha um blog é meio chato ver um post com uma imagem gigante e um outro com uma pequenina quase imperceptível. É mais chato ainda quando há duas imagens uma bem maior que a outra no mesmo post, é? Além disso, a qualidade da imagem deve ser perfeita viu? Imagens em baças não rola, você nem as enxerga direito.

Coisas desnecessárias

Uma coisa que ando reclamando e que me deixam muito chateada, principalmente, quando eu estou indo retribuir um comentário, é ver que o blog é muito lento. Alguns blogs são assim por usarem muitas imagens em posts e isso para mim é lindo hahah. Mas em outros eu vejo que não é tão assim. Muitas pessoas estão se esquecendo do sistema e estão usando muito scripts/widgets desnecessários e que só tornam o blog mais lento. O que eu percebo, e muito, são blogs que tem parcerias com empresas. Algumas pedem que seus anúncios sejam postos na sidebar, mas outras não. O problema é que alguns anúncios são horríveis. O blogueiro até tenta enganar deixando como o último gadget, mas mesmo assim, fica horrível. Outra coisa também, são aquelas propagandas que são abertas quando passamos o mouse. Quando mais evitarmos, melhor.

Não encontro nada nesse seu blog?

Já me fiz essa pergunta mais de um zilhão de vezes. Banner bonito e postagens muito criativas são tudo o que eu quero (na verdade, tudo o que todos querem) quando leio um blog. Às vezes acho tudo isso em um blog que encontro por acaso, mas às vezes a organização pesa. Volta e meia me faço essa pergunta, porque eu gosto das tags fotografia e egocentrismo em um blog, porém tem blogs que não disponibilizam tags (pelo menos as principais) em um blog. Resultado: nós temos que ficar procurando página por página o assunto que queremos para que consigamos (finalmente!) ler os posts da categoria que gostamos. Por isso, mesmo que não seja na barra lateral, deixe as tags em uma página ou ponha o arquivo do blog, que já ajuda um pouco.

Essas foram as dicas de hoje. Mas virei com mais e mais dicas ok? Se quiserem pedir algum post, acessem a aba contato ou o twitter o blog e peça a vontade. 

Postado por Jéssica

9 comentários:

  1. Esses quesitos são muito importantes mesmo, bem lembrado esse post (:
    Guria, nem te conto

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler o post e Concordo plenamente c vc. Adorei as dicas, bjocas e se puder faz uma visitinha no meu cantinho.

    ResponderExcluir
  3. Ótimos conselhos, acho q esse problema do blog ser muito lento por causa de scripts e widgets é muito ruim. Tento diminuir o máximo possível =D
    fashion em cores (.com)

    ResponderExcluir
  4. muito boas as dicas .. ;)
    http://girl-ies.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. As dicas são ótimas e super válidas. Concordo com todas e sou adepta também! =)) Ótimo post, viu?

    Beijos,

    garotasemcliches.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as suas dicas! :D
    re-animar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas! Eu adoro entrar em um blog e encontrar um layout organizado e funcional, posts criativos e uma blogueira, por trás daquilo tudo, que tem senso de humor e humildade. Isso é o que faz um blog perfeito. Todos diferentes, mas perfeitos.

    Beijos, beijos
    amigadovampiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicass!
    Realmente é muito chato tentar ler a postagem, porque acabamos ficando cegas por causa da cor =/

    @stephaniebriito, do blog www.cupcake-de-morango.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas!!!!
    A questão de não achar nada pelo lay desorganizado é a que mais me encomoda...
    beijos
    likearocklikearoll.blogspot.com
    facebook.com/Indirablog

    ResponderExcluir