15/03/2013

Dicas para organizar um encontro de blogueiros e leitores

Tumblr_mjfhsaqddq1r4io5ao1_500_large

Acredito que muitas blogueiras já pensaram em organizar um encontro de blogueiros e leitores. Mas o medo de que não dê certo ou de que ninguém vá, atormentam muito na hora de organizar. Já vi vários encontros de blogueiros que foram um fracasso e foi por isso, em meio a vários encontros que estão rolando, que resolvi dar umas dicas. Vejam? 

1) Para um blogueiros bem famoso, lógico que é bem fácil fazer um encontro de leitores. Mas para os menos reconhecidos não. Uma coisa que deve ser feita é uma pesquisa com seus leitores, para que você saiba se a maioria deles são da mesma cidade que você, ou que pelo menos more perto. Essa pesquisa deve ser elaborada com mais ou menos cinco a seis meses antes da data que você pretende fazer.

2) Muitas pessoas querem que o encontro seja só seu (eita egoísmo), mas no começo não pode. Chame outros blogueiros da mesma cidade e organizem juntos um encontro de blogueiras. Quando seu blog não é reconhecido, como eu disse antes, é sempre meio difícil, mas quando há mais blogueiros participando é bem melhor não?

3) Depois ter feito a pesquisa e convidado mais blogueiros para participarem, você deve preparar para a segunda parte de tudo - a divulgação. Não se divulga um encontro de blogueiras como se divulga um post ou um quadro interativo de um blog. Faça um convite com todas as informações do evento e poste no seu blog. Não faça um post gigante. Isso não precisa. O necessário é criar um convite bem legal e pedir para que os blogueiros que farão o encontro junto com você, postem também. 

A divulgação deve começar desde bem antes (antes mesmo!). Você deve dar tempo para que os leitores ou blogueiros decidam se vão ou confirmem se poderão ir. Se seus amigos conhecerem seu blog, os chame também. Eles poderão também fazer novas amizades. 

4) É muito importante a escolha do local. Portanto vamos a algumas dicas em relação à isso. Vocês não sabem muito bem a condição de um blogueiro ou leitor que participará. A melhor coisa é escolher um local agradável e que não tenha muitas coisas caras. Já vi blogueiros montando um encontro em um dos shoppings mais caros (muiitooo) da cidade do Rio de Janeiro. Essa parte fica de acordo com o organizador, mas ao meu ver, deve-se fazer um coisa que não doa muito no bolso, principalmente, das pessoas que irão.

Será que as pessoas irão!?

Essa parte é a mais braba. Sempre fica aquela indecisão de chegar na hora e apenas pouquíssimas pessoas forem. A melhor maneira é você pedir e-mail ou algum contato das pessoas que, mesmo informalmente, disseram que iriam. Entre em contato com mais ou menos duas semanas que antecedem ao evento e peça para que o tal participante confirme presença. A melhor maneira de deixar essa parte mais organizada é você criar um formulário de contato ou até um grupo no facebook. Faça de tudo para mantê-los perto.

Pronto, essas são as dicas que eu dou. Espero que sirva, ok? Se tiver alguma dúvida me avise pelas redes sociais.

Postado por Jéssica

10 comentários:

  1. Eu sempre quis fazer um encontro desses mas vou esperar um pouquinho mais, até porque acho que a maioria não é da mesma cidade que eu.

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis organizar um encontro de blogueiros na minha região, nunca aconteceu nada do tipo por aqui e seria muito legal encontrar outros blogueiros que tem gostos parecidos. O problema realmente é que eu não conheço blogueiros ou leitores por aqui, além dos meus amigos. :/
    Adorei as dicas, realmente muito boas.

    Beijos, beijos
    amigadovampiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, quero muito organizar um encontro :)
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas, estava pensando em fazer, será que vai?
    http://chuvasdioutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis participar de um mais nunca aparece um perto pra eu ir...
    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu amei o post e amei o seu blog, mas como eu faço pra seguir? :(

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas! Não considero o meu blog famoso, mas de certa forma tenho um reconhecimento, de poucas! Então nem penso em encontros por agora :/ Mas acho super legal! Beijos <3
    http://tobelegant.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bons as dicas.
    ………♥####♥
    Ótimo Post!
    Ah! Não se esqueça de dar uma passadinha em meu blog. Tem sorteio rolando lá!
    By: Nath

    http://mundofantasticofeminino.blogspot.com.br
    ……….♥######♥
    …….♥##########♥
    …..♥############♥
    … ♥#############♥
    …♥###############♥
    ..♥#################♥………………♥###♥
    ..♥##################♥……….♥#########♥
    ….♥#################♥……♥#############♥
    …….♥################♥..♥###############♥
    ………♥################♥################♥
    ………..♥###############################♥
    …………..♥############################♥
    …………….♥#########################♥
    ………………♥######################♥
    ………………..♥###################♥
    ………………….♥#################♥
    ……………………♥##############♥
    ………………………♥###########♥
    ………………………..♥#########♥
    ………………………….♥#######♥
    ……………………………♥#####♥
    ……………………………..♥###♥
    ……………………………….♥#♥
    …………………………………♥

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas,
    eu quero muito fazer um encontro com outras bloggueiras de Brasília.
    E leitoras também!

    http://acessoriosecafeina.com

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis fazer um encontro entre blogueiras, ou entre blogueira e leitora.. deve ser maravilhoso!!! Mas por enquanto, tem poucas pessoas aqui da minha cidade que eu sei que leem o blog, acho que a maioria é de fora :(

    Vem dá uma olhadinha no GB flor, tá atualizado <3
    http://garotadabossa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir